Dicas para organizar um chá-bar ou chá de panelas

É meninas... Minha mufa começou a esquentar com o famoso Chá de cozinha ehehehe... E por isso vou começar a falar nesse assunto né! Afinal pretendo fazer o meu em novembo. Isso mesmo!!! Em NOVEMBRO. E já está aí né!

Pq? Porque em Março é o meu chá de lingerie, Fevereiro carnaval, Janeiro todo mundo duro e cheio de contas, Dezembro festas e mil compromissos... Pois é, me restou novembro. Estou entre as datas 08 e 15 mais ainda vou resolver e conto pra vcs. Então chega de blá blá e vamos as dicas:

Para organizar um chá-bar ou chá de panelas é necessário, em primeiro lugar, organização. Antes de reunir os parentes e amigos em uma festinha divertida, é importante tomar algumas precauções e listar tudo o que deve ser feito com antecedência. 

Organização e planejamento
Como em qualquer evento, é necessário em primeiro lugar fazer um planejamento e se organizar em relação às datas e ao buffet. “O planejamento deve começar com pelo menos um 3 meses de antecedência, começando pela lista dos convidados, espaço disponível e temática que será seguida. Deve-se levar em conta a quantidade de petiscos e bebidas, estimando-se aproximadamente de 5 a 7 unidades por pessoa”.
Dica: os convites devem ser entregues entre 20 e 30 dias antes do evento.

Chá-bar ou chá-de-panelas?
Hoje é mais comum o casal de noivos optar pelo chá-bar do que pelo tradicional chá de panelas. O que difere um do outro é o tema da festa e a lista de presentes. “No chá de panelas, os presentes são utensílios para o lar, em especial cozinha , e os convidados apenas mulheres. No chá bar, os presentes são utensílios para bar e café, e os convidados, homens. Hoje em dia também temos o chamado ‘chá de barnela’, onde os amigos do noivo e as amigas da noiva participam. É uma forma de reunir todos”.

Thinkstock/Getty Images

A finalidade dos eventos é a mesma: comemorar e presentear o casal de amigos de forma bem-humorada. “O que difere são os presentes e os tipos de ‘castigos’, em reuniões que envolvam brincadeiras. O chá-bar é uma comemoração mais moderna!”.

Cardápio e localização do evento 
 O mais indicado é servir finger food, isto é, aperitivos como queijos, azeitonas, espetinhos, amendoins, etc. “No chá-bar é melhor servir finger food que combine com o cardápio de bebidas. É uma reunião informal que permite servir uma quantidade maior de bebidas por pessoa”.
Já em relação ao local, existem inúmeras possibilidades. Para escolher a localização perfeita, pense na quantidade de pessoas convidadas e no formato da festa, além da faixa etária dos convidados. “Pode ser realizado na casa do anfitrião, num salão de festas ou até mesmo em um bar”.

Decoração da festa
Decorar é um passo muito importante para que os convidados entrem no clima da festa. “Os noivos mais brincalhões podem incorporar temáticas diversas, como um bar de faroeste ou um cabaré e inventar brincadeiras para entrosar os convidados. Já os mais sérios podem usar itens mais neutros, como espalhar fotos do casal pela casa”. O tema romântico, com corações e itens divertidos com temática de casamento.

Lista de presentes
Assim como no casamento, é bom que os noivos forneçam uma lista de presentes para o chá-bar ou chá de panelas. Dessa forma, os convidados podem ficar tranquilos e o casal ainda sai no lucro. “A lista de presentes pode ajudar os convidados a presentear algo que seja do gosto do casal e que tenha utilidade no dia a dia da casa. O importante é ter bom senso, para não causar constrangimentos”, revela Elis.
“Os noivos devem ter cuidado para não listarem presentes caros demais. Trata-se de uma brincadeira, portanto devem ser pedidos apenas utensílios domésticos, de pequeno porte e valor razoável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© BL Design - 2014/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo